Colunistas -

Por Que Acredito Em Pedro Abad (21/11/2016)

O modelo do futebol do Fluminense mostrou-se bastante equivocado nos últimos anos. Ninguém que pretendesse continuar com esse modelo mereceria nem o meu voto nem o de ninguém. O modelo já era ruim na fase Unimed, seja com Fischel, seja com Horcades, seja com Peter. Porém na fase Unimed tínhamos dinheiro a rodo. Com dinheiro, óbvio, tudo fica mais fácil. Após a falência da patrocinadora, mantivemos um esquema de contratações mal feitas, mal avaliadas, de jogadores caros e de baixo desempenho. O ano acabou de forma melancólica para o futebol do Fluminense.

Paradoxalmente, a oposição não me parece fugir desse modelo. Celso Barros e Mário Bittencourt já estiveram no futebol e, sinceramente, não consigo ver nenhum dos dois fazendo nada diferente de contratações a rodo sem estudo, sem planejamento, com influências nefastas de empresários de jogadores e deixando a conta para ser paga no futuro.

Abad promete um futebol completamente diferente do que foi feito por Celso, Mário e Peter.

Outro dia conversei com o Marcelo Teixeira, que é a peça principal da estrutura que Abad pretende montar no futebol. Há ainda outras peças fundamentais, cujos nomes ainda não podem ser ventilados. O certo é que a ideia é fazer um futebol com decisões em colegiado, sem personalismos. Acredito muito nesse projeto.

Fora do futebol, Abad deve seguir a linha Peter de qualidade. Peter fez dois mandatos exemplares e mudou o Fluminense de patamar em termos de estrutura e de finanças. Comparem o Fluminense que Peter recebeu em 2010 com o que ele vai entregar em 2016. O Fluminense agora tem Xerém totalmente reformado, uma sala de troféus digna, talvez a melhor do Brasil, parque aquático reformado, CT já funcionando, projeto viável de estádio próprio e clube na Europa. E tem suas finanças totalmente equacionadas. Equacionadas não significa não ter dívidas. Significa tê-las sob controle, readiquirindo o poder de crédito da instituição. Não dá para questionar isso. Peter foi mal no futebol, embora tenha conquistado a Primeira Liga no seu último ano de mandato, mas fez o Fluminense crescer uns 40 anos em seis.

Pedro Abad tem tudo para continuar o belo trabalho de Peter nas finanças e estrutura. E tem tudo para fazer um futebol revolucionário no Fluminense.

Sábado, dia 26, eu vou ao clube para votar em Pedro Abad.

-


 
Desculpe, não há artigos no momento.
  


Copyright (c) 1998-2018 Sempre Flu - Todos os direitos reservados