Flu 0 X 0 Coritiba # Por Lierson - 02/07/2016

Situação complicada, difícil até de escrever, pois não tem nada de bom, nem de novo para apresentar.

Todos os tricolores que têm alguma noção de futebol estão vendo o óbvio, que o elenco agora é esse, que não temos estádio, que a torcida não tem porque se motivar (que é o mais preocupante), e que nosso maior "título" neste ano - num ano de crise e tumulto eleitoral - será não cair.

E ficar só criticando, batendo na mesma tecla soa masoquista. Não adianta chorar o leite derramado sobre as traumáticas saídas e nefastas contratações com cifras milionárias, ou ficar batendo mais na instituição, novamente usurpada e mal gerida por pessoas que ansiamos logo ver pelas costas.

Então ao invés de tecer negativas, tentarei apresentar ideias para melhorar nosso momento...

Primeiro dentro de campo, para tentar remotivar a torcida, onde nosso problema maior é na criação e conclusão de jogadas.

Temos sérias dificuldades para arrematar a gol, e quando concluímos, perdemos o gol. Está claro que precisam treinar mais e exaustivamente cruzamentos, chutes e cabeceios. Mas principalmente, mudar os atacantes.

Magno Alves não tem mais condições de ser profissional, quanto mais titular; Oswaldo tem deficiência entre respirar e correr simultaneamente; Maranhão está no esporte errado; e o Samuel foi devolvido sem pestanejar de todos os times para qual o FLU o emprestou. E com aquele cabelo agora, pesa ponto contra para caramba! Ou seja, não adianta insistir mais com eles.

Assim é unânime (mal ou bem) que Scarpa, Cícero, Marco Júnior no atual cenário são os melhores que temos. Resta então definir apenas um centroavante, onde eu daria uma oportunidade ao Pedro, que vem tendo um grande ano na base, e dificilmente apresentará menos que os supracitados. E a matada no peito contra o urubu, em meio a três defensores, foi um belo cartão de visitas.

E na ausência do Marco Júnior (caso continue vetado) deixem o Richarlison, que tem o melhor vigor físico e disposição e o único que ainda pode melhorar. Basta apenas o Levir orientar a sua movimentação, para que não corra igual cachorro atrás da bola.

Na cabeça de área, Édson e Douglas formam a opção mais dinâmica. Embora o Pierre, único primeiro volante de ofício, sempre põe ordem na casa protegendo bem a defesa e orientando, cobrando, falando com o time e arbitragem.

E outra deficiência séria são as laterais. Wellington Silva precisa ser menos afoito e aloprado, mas como é raçudo, veloz, voluntarioso e tem excelente preparo físico não tem como deixá-lo de fora. Cabe apenas uma orientação, para rifar menos a bola e evitar jogadas improváveis e difíceis de executar.
Na esquerda, embora a primeira vista o Willian Matheus não tenha mostrado nada demais, também não comprometeu. Então o Levir deve lhe dar mais uma oportunidade e ritmo, pois acabou de estrear.

Porém nosso técnico deve treinar para que um volante e um meia se aproximem mais dos mesmos para triangular.
Por diversas vezes os laterais avançam, mas ninguém encosta para triangular, fazer uma jogada de linha de fundo, ou cortar para o meio e chutar.
Sem falar que sem este apoio, induz os (limitados) laterais a se livrar da bola, cruzando (mal) de qualquer jeito, pois faltam aproximação e alguém para se deslocar/movimentar por trás da zaga adversária para dar opção.

Também pedir mais calma e controle do jogo, principalmente para que nossos (ic!) meias e atacantes não rifem tanto, que pensem com calma a melhor jogada sem tentativas malucas de passe e lances e passes difíceis de acertar, que deem opção, aproximem, se movimente no vazio, mas que fiquem mais com a bola. Não precisam resolver tudo correndo, de forma apressada, pois o jogo tem 90 min.

Peçam para assistirem o jogo da Alemanha. Vai lá, está ruim, volta, roda, recua, espera a melhor alternativa, alguém infiltra, tenta a tabela, etc.. Feijãozinho (que atualmente é pura ostentação) com arroz simples. Aí volte e meia um ovinho com a gema mole em cima. Na atual conjuntura, já satisfaz! Pois para vencer, o time precisa readquirir a confiança.

Mas se o rendimento mesmo assim não melhorar, que mude radicalmente o esquema colocando os melhores que temos simultaneamente em campo, num esquema com três volantes para dar mais pegada e principalmente, mais liberdade aos laterais (que se tornariam alas) e meias. Imitando, por exemplo, o esquema do Simeone no Atlético de Madri. Tenho certeza que ficaremos mais compactos, vibrantes e criaremos mais chances de gol com:

CAVALIERI
GUM e HENRIQUE
PIERRE
ÉDSON e DOUGLAS
WELLINGTON SILVA, MARCO JÚNIOR, CÍCERO e SCARPA
PEDRO.

Já outro problema crônico são as jogadas de bola parada.
Neste jogo contra o time curitibano, até tivemos boas oportunidades com o Henrique e Édson em batidas do Scarpa. Mas no segundo tempo, como ele quer bater tudo, a perna dele provavelmente cansou e ele não cruzou mais nenhuma certa. Tanto que o Willian Matheus (finalmente!) cobrou a última, com bem mais capricho, e o Édson (melhor em campo) quase marcou.

Portanto o Scarpa tem que alternar com outro companheiro e o FLU treinar mais este tipo de jogada e alternativas para obter melhor aproveitamento, pois mesmo tendo bons cabeceadores, raramente conseguimos marcar.

Fora de campo tem que desistir de Volta Redonda.
Lá, seja qual for o time e jogo, não tem mais atrativo, sem falar que a cidade (como todos do Estado do RJ) passa por grave crise e esvaziamento. Quarta agora, pela Copa do Brasil, certamente dará para contar no dedo as testemunhas.

Que variem e levem o jogo para outra praça onde a população ainda não esteja tão enjoada de futebol, como Juiz de Fora (distância é a mesma), Cariacica ou puxando sardinha para minha brasa, Macaé. Pois continuar a jogando na Cidade do Aço, será desestimulante.

Ou vejam logo com o Botafogo como jogar na Ilha, pois em Mesquita (que também foi uma péssima decisão), cujo local também é bem complicado a noite, está uma novela. Porém certamente darão mais gente que no Estádio da Cidadania. Tem muito tricolor na Ilha e na Baixada.

E nessa fase, tem que abrir mão do lucro. Tem que pôr promoção a R$ 20 (R$ 10 a meia), pague um leve outro, mulher bonita não paga, dar lanche, etc. para atrair a torcida e apoio para sairmos dessa classificação arriscada. Afinal vivemos um dilema: Time precisa conclamar a torcida, e a torcida carregar o time.

Só nos resta isso, torcer.

Boa semana!

Lierson Ribeiro - lierson@bol.com.br


 
JOGOS ANTERIORES:

- 29/01/2019
A Super-libertadores Com Norte-americanos e o Fluminense - 16/10/2018
Os Ralos Por Onde o Dinheiro Some no Flu - 05/10/2018
A Mentira Como Forma de Gestão... - 25/09/2018
Um Desolador Vestiário Com Salários Atrasados - 14/09/2018
Um Desolador Vestiário Com Salários Atrasados - 14/09/2018
Ou Mudamos, ou Morremos - 26/08/2018
Fluminense 1 X 2 Avai - Copa do Brasil // Por Neto Fluritiba - 01/03/2018
Força Abel Braga - 29/07/2017
Atlético-mg X Fluminense //por Marcos Cabidelli - 21/05/2017
Fluminense X Santos //por Marcos Cabidelli - 14/05/2017
Liverpool X Fluminense //por Marcos Cabidelli - 11/05/2017
Flamengo X Fluminense //por Marcos Cabidelli - 07/05/2017
Fluminense X Flamengo //por Marcos Cabidelli - 01/05/2017
Fluminense X Vasco //por Marcos Cabidelli - 23/04/2017
Fluminense X Goiás //por Marcos Cabidelli - 21/04/2017
Goiás X Fluminense //por Marcos Cabidelli - 13/04/2017
Botafogo X Fluminense //por Marcos Cabidelli - 09/04/2017
Flu 1 X 1 Vitoria # Por Lierson - 15/11/2016
Cruzeiro 4 X 2 Flu # Por Lierson - 06/11/2016
Flu 2 X 2 Vitória # Por Lierson - 28/10/2016
Coritiba 1 X 1 Flu # Por Lierson - 24/10/2016
Flu 1 X 2 São Paulo # Por Lierson - 17/10/2016
Flu 1 X 2 Flamengo (que Várzea!) # Por Lierson - 13/10/2016
Santos 2 X 1 Flu # Por Lierson - 05/10/2016
Flu 3 X 1 Sport # Por Lierson - 01/10/2016
Corinthians 0 X 1 Flu # Por Lierson - 25/09/2016
Corinthians 1 X 0 Flu ( Outra Garfada Descarada!) # Por Lierson - 21/09/2016
Grêmio 0 X 1 Flu # Por Lierson - 18/09/2016
Flu 1 X 2 Chapecoense (de Novo!) # Por Lierson - 15/09/2016

     (1)  2  3  4  5  6  7  8  9  10  Próxima  Última 
  


Copyright (c) 1998-2024 Sempre Flu - Todos os direitos reservados


Fatal error: Uncaught Error: Object of class mysqli_result could not be converted to string in /home/sempreflu/sempreflu.com.br/tools/control.php:19 Stack trace: #0 /home/sempreflu/sempreflu.com.br/tools/control.php(19): array_unique(Array) #1 [internal function]: shutdown() #2 {main} thrown in /home/sempreflu/sempreflu.com.br/tools/control.php on line 19